16 de agosto de 2014
Esta sexta-feira (15) foi marcada pela estreia da 13ª Hora do Horror - considerada uma das melhores edições dos últimos 13 anos (se não for a melhor). Quer saber o motivo desta consideração? Então vamos te contar logo abaixo...
» 10h15 - Os portões do Imigradero foram abertos com mais de 1 hora de antecedência da abertura para que o público pudesse ser dispersado e as entradas agilizadas. Entretanto, as atrações foram abertas somente às 11h30 (horário em que o parque estava previsto para abertura). O parque recebia um alto número de visitações nesta manhã, porém a capacidade máxima não foi atingida, e os portões não foram fechados mais tarde. Quem resolveu ir ao parque no período vespertino não enfrentou problema algum...
Os mapas do parque já estavam disponíveis ao público desde cedo no Imigradero e no SAV. Confira o deste ano:
» Manutenções: Algumas atrações não operaram no dia por questões técnicas, como o Rio Bravo por exemplo. O Katapul passou por alguns testes no início da tarde. Chegou-se a formar fila para a atração, porém ela não foi liberada ao público. Confira a relação de todas as atrações em manutenção clicando aqui.
» Palco Principal: O palco é uma grande vitrine onde os brinquedos ganham vida e mostram tudo que são capazes, na procura de um novo dono. Aqui você escolhe o seu brinquedo... Depois disso, é festa! O palco desta edição localiza-se no centro do parque, no campo gramado do lado do acesso Infantasia / Wild West. É o maior palco da história, com 40 metros de comprimento e dois andares. O gramado tem capacidade para comportar até 13.590 pessoas simultaneamente.
» A Loja de Brinquedos: Nossos brinquedos não são lindos, fofinhos ou cheirosos, mas querem brincar com você! Eles misteriosamente ganharam vida e querem se tornar humanos a qualquer custo. Percorra todos os departamentos desta loja, onde o medo lhe aguarda entre as prateleiras e os corredores sombrios te levarão até o aletiê do artista que deu a vida a todos os brinquedos. Quem visita a loja, não esquece o nosso lema: "Cliente bom é aquele que nunca vai embora". Seja bem-vindo... A Loja de Brinquedos localiza-se no Caminho do Lago, próximo ao palco.
» Manicômio: Aqueles que conseguiram escapar das mutilações dos brinquedos, acabaram ficando loucos e foram internados às pressas. Se você veio visitar algum paciente em tratamento, cuidado! Existem outras criaturas insanas infiltradas que estão ansiosas por sua visita. Se tiver sorte e passar ileso pelos corredores frios e nojentos, você poderá conhecer pessoalmente o artista criador destes brinquedos. Mas fica a dica: se você enlouquecer, fique tranquilo, basta ir até a recepção e dar seu nome, o atendimento será bem rápido. O Manicômio está localizado atrás do Katakumb e do Kastel di Lendas, com acesso ao lado do Ekatomb em Mistieri.
» No decorrer o dia: Em torno do meio-dia a bandeira da Hora do Horror foi hasteada no grande mastro do parque. Apesar do grande número de público, os visitantes tentaram se divertir nas atrações disponíveis. Os que quiseram evitar filas preferiram adquirir o Vip Pass - um pacote que inclui acesso sem fila em 6 atrações do parque (relação de atrações devem ser consultadas no ato da compra, pois mudam de dia para dia conforme as atrações disponíveis) e acesso exclusivo em 3 atrações de horror (Katakumb, Manicômio e A Loja de Brinquedos). O Vip Pass custa R$ 79,00 e pode ser adquirido na loja localizada ao lado direito da rotatória em volta da Giranda Mundi.
Para animar os visitantes houve desfile da Banda Marcial Municipal de Bocaina nas ruas do parque. A banda circulava tocando em todas as 5 regiões.
» 18h30 - Abertura da Hora do Horror: Ao cair da noite o Hopi Hari foi ficando obscuro e foi dado início a operação dos túneis temáticos em conjunto com o Show de Abertura no Palco Principal. Antes do Show de Abertura o silencio era total, e dava pra notar muita gente apreensiva. As luzes do palco e do campo estavam todas apagadas, e o único que se ouvia eram os gritos da multidão conforme se aproximava 18h30. Numa repentina abertura de fresta das cortinas foi possível notar os brinquedos posicionados e imóveis no palco, porém em menos de 5 segundos elas foram fechadas novamente - tudo para deixar o visitante ainda mais ancioso. Numa mistura de silêncio do parque com o grito da multidão, de repente tocou o Hino di Hopi Hari, sendo o ponto de partida do show. Todos os brinquedos estavam enlouquecidos. Deco Leoni, Sr. Wilson e Erick Prandi não foram esquecidos. A música era pesada, alta, e as performances perfeitas. De longe a melhor abertura de todos os tempos! Obs: Você pode baixar as músicas do show clicando aqui.
Confira o teaser da abertura:
» Visitando os túneis temáticos: Tanto o Manicômio quanto A Loja de Brinquedos estão assustadores. As filas para ambos são grandes, mas andam muito rápido. Não dura mais que 10 minutos de fila.
Dicas:
1) Ao avistar as pistolas de brinquedos na Loja de Brinquedos mantenha-se fora da mira delas - caso contrário você será atingido por água gelada;
2) Note o Deco Leoni na recepção da loja;
3) No Manicômio não pense em se aproximar do banheiro. Caso contrário você será atingido por jatos do vaso sanitário;
4) Ao atravessar o vestiário cuidado com os chuveiros ligados - não há muito espaço para escapar deles, e o banho é certeiro!
Curiosidade: Em um trecho da Loja de Brinquedos há efeitos de névoa.
» Caminhando nas ruas de Mistieri e Wild West:
Mistieri - Trilha dos Insanos: Você deve ser muito rápido nesta trilha. Cada pesssoa que passa por aqui ou está louca ou está fugindo para não ser transformada em mais um brinquedo de prateleira macabra de A Loja de Brinquedos.
Wild West - Brincadeiras Sombrias: Enquanto anda por esta região, você pode se deparar com criaturas inesquecíveis, como uma simples boneca de porcelana, um sádico palhaço ou até mesmo brincar no desafiador jogo da forca.
Info: As ruas possuem apenas uma leve iluminação vermelha e azul. Não possui demais efeitos especiais como esperado pelo público fã.
» 20h30 - A loja encerra seu expediente: Nesta hora a Loja de Brinquedos fecha para balanço, e o Manicômio encerra sua visitação aos internos. No Palco Principal é dado início ao Show de Encerramento: As músicas e as performances dos brinquedos são continuadas. Agora cada um achou um dono para sí... Mas acho que eles ainda não estão satisfeitos, e planejam algo mais. "A Loja de Brinquedos agradece a visita de todos" - as cortinas se fecham.
» Hopi Hari Mania critica:
- Os túneis temáticos são carentes de obstáculos nos caminhos, de efeitos especiais e efeitos surpresas. Edições passadas já tiveram melhores túneis;
- O acabamento da fachada do Manicômio é de altíssima qualidade, porém a fachada de A Loja de Brinquedos não segue o mesmo padrão;
- O Show de Abertura é o melhor de todos os anos, porém o Show de Encerramento não ficou tão impactante;
- Elementos internos dos túneis reutilizados de outras edições e/ou de outros eventos (como Alice em 2011);
- O parque não se preparou para atender a grande demanda de público, e muitas atrações ainda seguem inoperantes. Atrações principais como a Montezum por exemplo, funciona com metade da capacidade (apenas 1 trem), aumentando ainda mais as filas e tendo que fechá-las com antecedência.
» Hopi Hari Mania elogia:
- Maquiagens e próteses dos atores são realmente assustadoras e de alto nível;
- Localização estratégica do palco e aumento de sua dimensão;
- Gravação explicativa de normas de segurança antes do início da Festa do Horror;
- Abertura impactante;
- Liberação de diversos pontos de acesso ao palco (ao contrário do Hopi Night em que certos pontos de acessos eram proibidos);
- Seleção de músicas para abertura/encerramento deram realmente um ar assustador;
- Atuação dos atores são impecáveis e cada um se comporta de fato como brinquedo;
- Implantação da história do ARG dentro dos shows e dos túneis temáticos - personagens fictícios não foram perdidos;
- Sonoplastia dentro dos túneis;
- Aproveitamento do tema em geral.
» Nota geral do evento: 9,0
O Hopi Hari Mania recomenda a Hora do Horror 2014: Não perca a Hora Mais Sombria de Todas que acontece até 02 de novembro!